1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 19 Nov

Shipping Statistics and Market Review 2016 vol 60 – nº 8

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Domingo, 09 Outubro 2016 00:00


           3726O Institute of Shipping Economics and Logistics (ISL) é uma fundação independente, não comercial, fundada em 1954, em Bremen. Tem vindo a ganhar merecido prestigio, sendo hoje uma das mais crediveis instituições de pesquisa do cluster marítimo europeu. Está organizado em três departamentos, “Sistemas Logísticos”, “Informação Logística” e “Economia do Transporte Marítimo”, apoiados pelo SEABASE, a Biblioteca e o Infocenter, este considerado um organismo de referencia quanto a estatísticas da economia e logística marítimas.

            As publicações mais importantes publicadas pelo ISL são a série Shipping Statistics and Market Review (SSMR), o ISL Shipping Statistics Yearbook (SSYB) e o ISL Monthly Container Port Monitor (MCPM). Os SSMR’s são publicados nove vezes por ano, com edições duplas em Janeiro / Fevereiro, Maio / Junho e Setembro / Outubro e abordam, sucessivamente, as diversas facetas do shipping e do movimento portuário.

            A publicação que comentamos é a SSMR relativa a Agosto de 2016, o nº 8 do vol 60, com foco no tema World Passenger and Cruise Shipping / ISL Cruise Fleet Register, abordando assim uma das poucas áreas do shipping que não está em crise. Após algumas páginas de comentários, apoiados em gráficos e tabelas, segue-se o registo dos navios de cruzeiro e dos seus armadores, aquisições, encomendas de novas construções, listagem por bandeira, etc. Por fim alguns indicadores económicos e informação relativa aos mercados de frete.

            O número de navios de cruzeiro em operação, assim nos é indicado, vai ultrapassar a marca das 300 unidades no fim de 2016, com um número total de camas de 500.000! Catorze navios entraram ao serviço no último ano, entre os quais o HARMONY OF THE SEAS, com cerca de 226.000 tons de deslocamento e podendo transportar 5.494 passageiros, o que o torna no maior navio deste tipo. O nosso antigo ATLÂNTIDA é mencionado, sendo agora o SPITSBERGEN, ao serviço do operador nórdico Hurtigruten.

            Em síntese, uma publicação com informação atualizada e fidedigna, muito útil para quem se interesse de modo profissional pelo shipping. O custo de uma assinatura anual desta publicação são 535€, na versão clássica, e de 450€, na versão digital. É possivel adquirir exemplares soltos das edições mensais no formato digital.

            Aqui deixamos os contactos do ISL, tel (0049) 421 220 960, fax 421 220 9655, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Universitaetsallee 11 – 13, 28359 Bremen, Alemanha.


 

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Lirica MSC Melody MSC Opera Princess-Daphne MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Armoria Princess-Danae