1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 19 Nov

Class NK Technical Bulletin

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Segunda, 24 Abril 2017 00:00


(Vol 34 - Dec 2016)

       3882A firma Nippon Kaiji Kyokai, mais conhecida como Class NK, é uma prestigiada sociedade classificadora de navios, fundada em 1899 no Japão e com sede em Tóquio. É uma firma independente, sem fins lucrativos, que em Fevereiro de 2017 tinha sob a sua classificação 9.236 unidades, com um deslocamento global de cerca de 246 M tons, cerca de 20% da frota mundial.

            A publicação Class NK Technical Bulletin é uma das muitas publicações da Class NK, em língua inglesa e de periodicidade anual, que aborda atividades técnicas e de investigação & desenvolvimento. Nas suas mais de cem páginas, em formato A4, inclui artigos de divulgação (invitation papers), artigos técnicos (technical papers) e relatórios técnicos (technical reports), e a lista das publicações da Class NK.

            A edição que comentamos abre com um artigo de conteúdo relativamente acessível, Outlook on Green Technology for Ships, assinado por Koji Takasaki, que evidencia que a necessidade dos navios existentes adequarem a sua instalação propulsora aos novos limites de emissões abre um importante mercado. Seguem-se mais onze textos abordando aspetos muito específicos de natureza técnica, tais como: pesquisas nos hélices de pequena área, aplicação de aço ductil para mitigar os efeitos do impacto nos navios quando de colisões, efeitos da ondulação nas vibrações em navios porta-contentores, desenvolvimentos nos navios com propulsão a LNG e utilização de materiais compósitos nos hélices. Os textos são muito focados nos respetivos temas, fazendo a análise apelo a conhecimentos avançados de matemática, física, química e hidrodinâmica. Os autores destes textos são todos japoneses.

            Trata-se, portanto, de uma publicação muito especializada, que aborda temas importantes e atuais nas áreas da construção e reparação naval e afins. Contudo, o modo como os assuntos são tratados implica conhecimentos científicos do nível de um curso de engenharia. Será assim uma publicação de interesse para instituições académicas ou de Pesquisa & Investigação, também certamente útil nos centros de documentação de estaleiros navais, sociedades classificadoras de navios e firmas de peritos e consultores nestas matérias.

            Aos interessados aqui deixamos os contactos do escritório de Lisboa da Class NK, tel 21 275 4017, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Av. 25 de Abril, nº 50 10º Esq. 2800-299 Almada.

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Armoria MSC Fantasia Princess-Daphne Athena MSC Melody Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Opera