1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 21 Set

Escaparate

Código Internacional de Sinais

COD-INT-SINAIS-SITE

O Instituto Hidrográfico ( IH ) procedeu recentemente à primeira reimpressão da 4ª edição do Código Internacional de Sinais. Trata-se de uma publicação de referência, imprescindível a bordo de qualquer navio, ou mesmo embarcação, que cancela a edição do Código de 1983 e contém todas as emendas e alterações aprovadas até à 73ª sessão da Subcomissão de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (Dezembro de 2000). (...)

"A Marinha em África" - Campanhas fluviais 1961 – 1974

A-MARINHA-EM-FRICA

Realizou-se no passado dia 22 de Setembro, pelas 17h30, no auditório da Academia de Marinha, na Rua do Arsenal, em Lisboa, a cerimónia de apresentação do livro "A Marinha em África - Angola, Guiné e Moçambique; campanhas fluviais 1961- 1974". Perante uma audiência numerosa e interessada, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Vieira Matias, apresentou o autor e referiu-se à gestação da ideia de elaborar esta obra, que foi seguidamente apresentada pelo editor, Dr. Nuno de Carvalho, da Editora Prefácio. (...)


“Chaul e Diu” (1508-1509) - O Domínio do Índico"

CHAUL-E-DIU-SITE

A batalha naval de Diu ocorreu a 3 de Fevereiro de 1509, há 500 anos, portanto; esta efeméride leva-nos a revisitar esta obra, editada pela "Tribuna da História" há já alguns anos, em Novembro de 2002, mas ainda perfeitamente actual. "Chaúl e Diu (1508-1509) - O Domínio do Índico" integra a colecção "Batalhas de Portugal", dirigida pelos Prof. Dr. Mendo Castro Henriques e Cor. engº António Rosas Leitão. Foi seu autor o Dr. José Virgilio Amaro Pissarra, licenciado em História (...)

 

Henrique Tenreiro - Uma biografia política

 

ALM-TENREIRO-SITEO Professor Álvaro Garrido há anos que se dedica ao estudo da pesca do bacalhau, que no período do Estado Novo, nomeadamente na década de 60, teve a maior participação dos pescadores portugueses na sua captura, ultrapassando até as metas fixadas pelo Governo de então.
Álvaro Garrido escolheu este tema para o seu doutoramento e na sequência produziu dois livros -"O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau" ( Cículo de Leitores, 2004) e "A Economia e a Política das Pescas (...)

 

“Navios e Viagens” A experiência Portuguesa nos séc. XV a XVIII

Na História dos DNAVIOS-E-VIAGENSescobrimentos e da Expansão tudo aconteceu porque houve navios e houve viagens. Navios capazes de longas rotas transoceânicas, de forma continuada e sustentada, e homens que viajaram para todos os recantos do Mar, movidos "pelas mais desvairadas tenções", como escreveu um navegador há cinco séculos atrás.
Neste interessante Neste interessante livro, impresso em princípios de 2008, na colecção "História e Actualidade" da Editora "Tribuna da História", o seu (...)

 

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Sinfonia MSC Lirica MSC Opera MSC Melody MSC Armoria Princess-Daphne Princess-Danae MSC Fantasia