1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 19 Nov

Escaparate

Teoria Geral da Estratégia - O essencial ao processo estratégic

TEORIA-GERAL

No dia 27 de Outubro pp, no salão do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Pólo Universitário do Alto da Ajuda, foi apresentado este livro, da autoria do Contra-Almirante António Silva Ribeiro. Na assistência que encheu completamente a sala estavam o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes e o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Macieira Fragoso e muitas outras personalidades. (...)

Era só Eu e o Mar

LIVRO-ALVARENGA-SITE

O Cte. Mário Alvarenga Rua apresentou, no passado dia 29 de Outubro, em concorrida sessão da Academia de Marinha, a sua obra "Era só Eu e o Mar". À guisa de "declaração de interesses", diremos desde já , que temos muita estima por este camarada e amigo, com quem estivemos, aliás, embarcados um curto periodo no N.R.P. "Ribeira Grande", no início dos anos setenta do século passado (!). Não lhe conhecíamos contudo, esta sua tão talentosa faceta de prosador... (...)

Código Internacional de Sinais

COD-INT-SINAIS-SITE

O Instituto Hidrográfico ( IH ) procedeu recentemente à primeira reimpressão da 4ª edição do Código Internacional de Sinais. Trata-se de uma publicação de referência, imprescindível a bordo de qualquer navio, ou mesmo embarcação, que cancela a edição do Código de 1983 e contém todas as emendas e alterações aprovadas até à 73ª sessão da Subcomissão de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (Dezembro de 2000). (...)

"A Marinha em África" - Campanhas fluviais 1961 – 1974

A-MARINHA-EM-FRICA

Realizou-se no passado dia 22 de Setembro, pelas 17h30, no auditório da Academia de Marinha, na Rua do Arsenal, em Lisboa, a cerimónia de apresentação do livro "A Marinha em África - Angola, Guiné e Moçambique; campanhas fluviais 1961- 1974". Perante uma audiência numerosa e interessada, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Vieira Matias, apresentou o autor e referiu-se à gestação da ideia de elaborar esta obra, que foi seguidamente apresentada pelo editor, Dr. Nuno de Carvalho, da Editora Prefácio. (...)


“Chaul e Diu” (1508-1509) - O Domínio do Índico"

CHAUL-E-DIU-SITE

A batalha naval de Diu ocorreu a 3 de Fevereiro de 1509, há 500 anos, portanto; esta efeméride leva-nos a revisitar esta obra, editada pela "Tribuna da História" há já alguns anos, em Novembro de 2002, mas ainda perfeitamente actual. "Chaúl e Diu (1508-1509) - O Domínio do Índico" integra a colecção "Batalhas de Portugal", dirigida pelos Prof. Dr. Mendo Castro Henriques e Cor. engº António Rosas Leitão. Foi seu autor o Dr. José Virgilio Amaro Pissarra, licenciado em História (...)

 

Navios de Cruzeiro

Athena Princess-Daphne MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Opera Princess-Danae MSC Armoria MSC Melody MSC Fantasia