1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 26 Nov

SACOR II entregue ao armador

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sexta, 02 Março 2012 00:00


2265_01Concluida a sua construção, o SACOR  II foi entregue ao armador e largou no passado dia 29 de Fevereiro do porto de Peniche, rumo a Lisboa.

Trata-se de uma barcaça de combústivel que teve uma construção demorada e com numerosos problemas; como no processo judicial “face oculta” foi referido, esteve  para ser desmantelada antes mesmo de ter sido concluida a construção. Nos ENP-Estaleiros Navais de Peniche desde 24 de Abril de 2010, foi possivel corrijir os aspectos negativos, concluir a construção estrutural e executar o aprestamento do casco. O navio fez “provas de mar”, como tivemos oportunidade de então  noticiar, de fins de Novembro a meados de Dezembro de 2011, tendo sido aceite pela sua Sociedade Classificadora, a Rinave.

            Esta barcaça de combústivel tem cerca de 69 metros de comprimento entre perpendiculares, uma boca de 14 metros e desloca 2.500 tons. A velocidade máxima atingida foram 12,2 nós, sendo a velocidade operacional de 10 nós; apresenta excelente manobrabilidade fruto do efeito conjugado do leme e de dois hélices azimutais. Destina-se ao fornecimento de bancas, ao reabastecimemto de combústivel dos grandes navios no porto de Lisboa e é propriedade do armador SACOR MARÍTIMA, do Grupo GALP..

            Os trabalhadores e a Administração dos ENP merecem os nossos sinceros aplausos por mais um excelente trabalho. O regresso de Portugal ao Mar terá que se fazer não com palavras, mas com actividades e realizações; aqui está uma que gostosamente divulgamos.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody Athena MSC Armoria MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Opera MSC Lirica