1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 20 Dez

Tabela de Marés – 2014

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quinta, 15 Agosto 2013 00:00


2780Foi recentemente publicada pelo Instituto Hidrográfico (I.H.) a Tabela de Marés para o ano de 2014. Trata-se de uma publicação muito útil, de edição anual, bem conhecida de quem do mar faz profissão, apresentada em dois volumes, de estrutura e organização semelhante, o vol I, dedicado a Portugal, e o vol II, que se refere a Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Principe, Angola, Moçambique e Macau.

            A Tabela de Marés–2014, vol I, contém as previsões de maré para os principais portos portugueses, elementos de concordância entre estes e outros locais próximos e, nalguns portos, as previsões das alturas horárias. No capítulo I, “Generalidades”, são-nos dadas informações relativas ao processo de análise e calculo das previsões, a sua precisão, a acção das condições meteorológicas, i.e. a pressão atmosférica, o vento e as seichas, os niveis de referência e o calculo da altura de maré em qualquer instante e da hora correspondente a determinada altura de maré, pelo clássico método gráfico, ou pelo método analítico, facilitado hoje pelas pequenas calculadoras programáveis. Segue-se o capítulo II, as previsões de maré para 13 portos do Continente, 5 do Arquipélago dos Açores e para o porto do Funchal, no Arquipélago da Madeira. Para cada porto é-nos apresentada uma carta de localização, algumas notas relativas à análise harmónica, localização de marégrafos, alturas de maré e zero hidrográfico, e em tabelas mensais, para cada dia do ano, a hora a que ocorrem as preia-mares e as baixa-mares. A hora é-nos indicada em horas e minutos, referidos ao fuso zero, e a altura da maré com uma precisão ao decímetro. O capítulo III tem informação suplementar sobre as marés, designadamente as concordâncias de marés para locais próximos dos portos principais, as constantes harmónicas fundamentais e elementos de marés para 2014, e por fim, em anexo, um calendário e as fases da Lua para 2014 e um útil glossário.

            Uma curiosidade que respigamos, a informação de que o nivel médio do mar se encontra em fase de subida, com uma tendência de 1,75+/- 0,13 milímetros por ano, detetada com base na análise sistemática de longas séries de observações maregráficas; nada que para já nos preocupe muito ...

            Em síntese, uma publicação de carácter profissional, essencial para todos os marinheiros mas certamente muito útil para outras profissões ou atividades, com a excelente apresentação, rigor ciêntifico e elevada qualidade a que o I.H. nos habituou.

            A Tabela de Marés–2014 tem o preço de capa de 10,60€ para cada um dos volumes e pode ser adquirida na loja online do I.H., na “Loja do Navegante”, sita nas instalações do próprio I.H., e nos agentes autorizados, designadamente a casa J. Garraio, Lda, na Av. 24 de Julho, em Lisboa e a firma SONADI, em Luanda. Juntamos os contactos do I.H., tel 21 094 3000, fax 21 094 3299, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, Rua das Trinas, nº 49, 1249-093 Lisboa.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Lirica Princess-Danae MSC Fantasia MSC Melody MSC Sinfonia MSC Opera Princess-Daphne Athena