XI Simpósio de História Marítima
A Academia de Marinha vai realizar no próximo Outono, nos dias 25 e 26 de Novembro, o seu "XI Simpósio de História Marítima", dedicado ao tema genérico "O Poder do Estado no Mar e na História", a tratar em três painéis.
A avaliação dos efeitos do "Poder do Estado no Mar" sobre o decurso da História e a prosperidade das nações tem sido sucessivamente tentado por vários autores, como o romano Vegécio, o nosso Pe. Fernando de Oliveira, o Alm. Mahan e o britânico Corbett. É um efeito de amplitude crescente, como a do próprio conceito de "Poder do Estado no Mar", que podemos entender hoje como o somatório de todas as manifestações do "Poder Nacional" que têm o Mar como meio, ou com ele se relacionam. A geografia, a economia, a demografia, o carácter do povo, as marinhas civis, a marinha militar, a estrutura científica, etc., constituem exemplos destes elementos do poder.
Pretende a Academia de Marinha reunir os interessados nestes assuntos e apreciar os seus trabalhos e opiniões acerca dos vários aspectos que o "Poder do Estado" assume no Mar e os consequentes problemas e reflexos que ao longo do tempo têm demonstrado ter importância capital na vida das comunidades.
A inscrição dos interessados, que deverá ser feita até 30 de Setembro p. f. , deverá ser endereçada à "Comissão Organizadora do XI Simpósio de História Marítima", Academia de Marinha, Edifício da Administração Central de Marinha, Rua do Arsenal, s/n, 1100-038 Lisboa, podendo eventuais esclarecimentos ser obtidos através do e-mail
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
, e dos telefones ( 00351 ) 213255493, 213255486 e fax 213427783.






