1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 18 Maio

Porto de Sines bate recorde em Agosto

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Terça, 13 Outubro 2009 00:00


O porto de Sines, apesar de os portos nacionais terem tido uma redução de 5,7% na movimentação das suas cargas no segundo trimestre do ano, segundo o INE, alcançou novo recorde de atracação de navios porta-contentores no seu Terminal XXI: 45 navios no passado mês de Agosto, com um movimento de 24.993 TEUS. O recorde estava em 43 navios alcançado no mês de Julho de 2008.
De notar que o grupo Maersk, um dos seus frequentadores, sofreu no mesmo período uma redução de 7% da sua carga transportada, com uma perda de 250 milhões de euros.
A crise do transporte de contentores tornou-se mais acentuada nas linhas do Oriente tendo as três maiores companhias que as realizam (Maersk Line, MSC e CMA CGM),
e que também escalam Sines, decidido unir dois dos seus serviços, a partir de 7 de Setembro.
O mais relevante é o da nova linha semanal China-Califórnia, designada linha Bohai Ran, com a utilização de 5 porta-contentores de 8.100 TEUS; um dos navios é fornecido pela CMA CGM, dois pela Maersk e dois pela MSC.





Joaquim Ferreira Da Silva
Sobre o autor:
Capitão da Marinha Mercante
 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica Athena MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Opera MSC Melody MSC Armoria