1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 18 Maio

Compra e encerramento de estaleiros

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Terça, 13 Outubro 2009 00:00


Dois dos maiores estaleiros navais alemães, o de Wimas e o de Warnmunde, foram comprados no passado mês de Agosto, pelo milionário russo Vitaly Yousoufov, filho dum antigo Ministro da Energia da Rússia. Os estaleiros, ainda com 1600 trabalhadores em serviço, estavam em vias de falência por falta de encomendas.
O comprador vai manter, para as actividades futuras, 1200 desses trabalhadores e as duas unidades vão-se dedicar à construção de equipamento "offshore" e navios quebra-gelos, em especial para sociedades russas. A nova empresa passa a ser designada por Wadan Yards Group SA. De notar que os estaleiros adquiridos tinham, à data da compra, como principal proprietário , o grupo sul coreano STX Shipbuilding que tinha comprado a maior parte do capital dos estaleiros ao grupo norueguês Aker Yards, em 2008.
No seguimento da crise na construção naval, a Maersk decidiu encerrar os seus estaleiros dinamarqueses de Odense, logo que termine a construção de todas as encomendas em carteira, o que se estima para Fevereiro de 2012. Estes importantes estaleiros construíram os gigantescos porta-contentores da série EMMA MAERSK.
(Mer et Marine News)


Joaquim Ferreira Da Silva
Sobre o autor:
Capitão da Marinha Mercante
 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Opera MSC Sinfonia Athena MSC Armoria MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Lirica Princess-Danae