1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 23 Maio

A privatização dos portos ingleses consolida-se

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Terça, 13 Outubro 2009 00:00


Na maioria dos portos ingleses continua a evolução para se consolidar a sua gestão através de entidades privadas. A política seguida pelo governo da Grã-Bretanha, favorecendo a mobilidade do controlo das empresas que se candidataram à gestão das áreas portuárias, vai no sentido duma maior concentração dos meios portuários face à internacionalização do sector marítimo mundial.
O grande desafio que aquelas empresas travam é o do congestionamento dos portos ingleses, o qual trava o desenvolvimento do tráfico unitorizado (em especial contentores e seus reboques).
Os terminais e os equipamentos portuários têm-se ampliado, mas com grandes dificuldades, face às exigências ambientais e à falta de "espaço vizinho" aos portos, já por si muito ocupado pelo urbanismo.
Contudo, o governo britânico tem verificado, que os portos que mais avançaram com a privatização são os que alcançaram melhor evolução económica e territorial. (ISEMAR)




Joaquim Ferreira Da Silva
Sobre o autor:
Capitão da Marinha Mercante
 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Armoria Princess-Danae MSC Opera MSC Fantasia Athena MSC Sinfonia MSC Melody MSC Lirica