APSS estuda sedimentos de fundo dos canais de acesso
No âmbito da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a APSS - Administração dos Portos de Setubal e
Sesimbra, s.a., irá ter lugar um trabalho científico conducente à caracterização, com métodos geofísicos, da natureza e espessura dos sedimentos de fundo na zona do Canal Norte do Porto de Setúbal, no espaço compreendido entre a doca de pesca e o terminal de contentores.
Estes trabalhos inserem-se no âmbito do Plano de Monitorização Ambiental do Porto de Setúbal, cujo financiamento é assegurado por fundos próprios da APSS e do PIDDAC e permitem dar continuidade aos estudos em curso para uma melhor compreensão do estuário do Sado.
No âmbito da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a APSS - Administração dos Portos de Setubal e Sesimbra, s.a., irá ter lugar um trabalho científico conducente à caracterização, com métodos geofísicos, da natureza e espessura dos sedimentos de fundo na zona do Canal Norte do Porto de Setúbal, no espaço compreendido entre a doca de pesca e o terminal de contentores.
Os trabalhos previstos, cuja coordenação geral será assegurada pelo Professor Doutor Luís Menezes Pinheiro, do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e do Departamento de Geociências da Universidade de aveiro, compreendem a execução de um levantamento com Sonar de Varrimento Lateral de Dupla Frequência (100 e 400 kHz), com uma cobertura total da área de estudo (cerca de 3 km2), com a duração de 3 dias úteis e a execução simultânea de um levantamento com Reflexão Sísmica de Alta Resolução com Chirp Sonar para caracterização da natureza e espessura dos sedimentos de fundo, num total de 36 linhas sísmicas, com um comprimento de aquisição de aproximadamente 38 km.Estes trabalhos inserem-se no âmbito do Plano de Monitorização Ambiental do Porto de Setúbal, cujo financiamento é assegurado por fundos próprios da APSS e do PIDDAC e permitem dar continuidade aos estudos em curso para uma melhor compreensão do estuário do Sado.






