1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 27 Jun

Batalhas e Combates da Marinha Portuguesa

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


DigitalizarO Cte. Saturnino Monteiro, uma figura tutelar para todos aqueles, como eu, que passaram pela Escola Naval nos idos anos sessenta, escreveu ao longo de uma década, até 1997, uma obra em oito volumes que designou por "Batalhas e Combates da Marinha Portuguesa". Com a meticulosidade e persistência que lhe conhecemos, redigiu uma obra monumental, detalhada e completa, que constitui já uma referência para todos os que se  interessam pela História Naval Portuguesa.

Contudo, pese embora a nossa língua ser a quarta, ou quinta, mais falada, não temos dúvidas de que é o inglês a lingua franca, aquela que hoje se usa em quaisquer contactos a nível internacional, do comércio à academia, e da economia à política. Embora o Poder Naval Português tenha sido um dos factores que mais contribuíu para a passagem da Idade Média para a Idade Moderna e para o início da chamada primeira Globalização, ele é pouco conhecido, nos seus detalhes, a nível mundial, por existirem só alguns  autores a aborda-lo em língua inglesa e, até agora, serem bem escassas as traduções para inglês das obras que existem publicadas entre nós.

É por isso com regozijo que anunciamos aqui a publicação em Agosto último, da versão em inglês do primeiro volume da obra do Cte. Saturnino Monteiro, intitulada "The first World Sea Power", uma tradução e simultaneamente, uma revisão da obra que cobre o período de 1139 até 1521 (morte de D. Manuel), editado em 1989 pela  editora  Sá da Costa. Este volume, cuja capa reproduzimos, encontra-se já à venda na loja do Museu de Marinha, na Casa J. Garraio, ao Cais do Sodré, e em diversas livrarias do circuito comercial, por 23€. Poderá também ser pedido directamente ao autor, para envio à cobrança, para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

O volume II, intitulado "Christianity, Commerce and Corso", cobre o período de 1522 a 1538 (primeiro cerco de Diu), e deverá saír durante este mês de Outubro de 2010. O volume III, "From Brazil to Japan", cobrindo o período de 1539 a 1579, ou seja, até às vésperas da perda da indepêndencia, deverá ser editado no decurso do próximo ano. A publicação dos restantes cinco volumes, que terão que ser previamente traduzidos para inglês, dependerá essencialmente, na opinião do autor, do sucesso comercial que possa vir a ter a edição dos três primeiros volumes atrás mencionados.

A Revista de Marinha gostaria de assinalar mais este importante trabalho do Cte. Saturnino Monteiro, cujos livros de História Naval tanto apreciamos, sublinhando a sua importância na divulgação, a nível mundial, de um dos capítulos mais importantes da nossa História, como Nação, mas que é simultaneamente um dos capítulos mais significativos da História da Humanidade. É mais uma actividade, executada com talento, diligência e espírito patriótico que todos nós lhe ficamos a dever! Bem haja por isso, Senhor Cte. Sarturnino Monteiro !

Convidamos todos os nossos leitores a colaborar na divulgação deste livro, indicando-o a amigos e conhecidos de língua inglesa. Neste período do Natal que se avizinha, poderá mesmo constituir um excelente presente para amigos americanos, ingleses, ou outros falantes daquele idioma !


 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Sinfonia MSC Fantasia Athena MSC Melody Princess-Daphne Princess-Danae MSC Lirica MSC Armoria