1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 25 Mar

Marinha Portuguesa – nove séculos de história

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


CCE09112010_00000Trata-se de uma obra de prestígio, mesmo de uma edição de luxo, com excelente apresentação, que nos relata a História da Marinha Portuguesa, ou como, com oportunidade referiu o seu autor, o Cte. Rodrigues Pereira, "apenas a História de Portugal vista do lado do Mar ..."

Este projecto iniciou-se em 2003, com a deterrminação do Almirante Vidal Abreu, o CEMA de então, no sentido da realização de uma obra ilustrada, destinada à divulgação do passado histórico-marítimo de Portugal. A sua elaboração demorou alguns anos, fruto de dificuldades várias que se conseguiram superar. Após a sua recente conclusão foi objecto de uma apresentação pública, no passado dia 27 de Outubro, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinhha, com a devida pompa e circunstância, como tivemos já a oportunidade de noticiar na RM 959 (pag 15).

O texto em apreço apresenta uma compilação de matérias já publicadas na sua grande maioria, mas dispersas por muitos livros e publicações, que aqui são sistematizadas e divididas em dezassete capítulos, abrangendo os períodos mais marcantes da história de Portugal. Começa por referir os "Povos Marítimos anteriores ao Estado Português" e termina com "A Marinha do século XXI. A nova Esquadra", matérias que são apresentadas numa escrita fácil e apelativa ao longo de 650 páginas, acompanhadas de muitas cartas náuticas, gráficos, fotografias e ilustrações.

O livro abre com um prefácio assinado pelo Almirante Melo Gomes, o CEMA em funções à data da apresentação, a que se segue uma introdução do autor e os diversos capítulos, terminando com breves conclusões onde se assinala a perene importância do Mar e da Marinha, para Portugal. Segue-se um útil glossário de termos náuticos, uma extensa bibliografia e os agradecimentos da praxe às muitas personalidades e entidades que de alguma forma colaboraram na elaboração desta obra.

O autor, o C.m.g. José António Rodrigues Pereira, entrou para a Escola Naval em 1966 e desde muito cedo mostrou grande inclinação pelo estudo da História, designadamentenas nas suas vertentes naval e marítima. Foi Oficial de guarnição, Oficial Imediato do N.R.P. S. Miguel e comandou os N.R.P.'s ZAIRE e POLAR, foi Professor da Escola Naval das Cadeiras de História Militar, Organização e Ciências Socio - Militares (1982 - 90), Capitão do Porto de Aveiro (1995 - 98) e, já na situação de reserva, Director do Museu de Marinha (2006 - 2010). Tem uma longa actividade de investigação histórica, tendo publicado muitos artigos e vários livros, sendo os mais recentes "Campanhas Navais 1793 - 1824" (Tribuna da História - 2004) e "Grandes Batalhas Navais Portuguesas" (Esfera dos Livros - 2009).

Esta obra, que valoriza qualquer biblioteca, que se lê com muito gosto e constitui também, em qualquer ocasião, uma oferta de prestígio, é uma edição da Comissão Cultural de Marinha, tendo sido impressa na SIG - Sociedade Industrial Gráfica, Lda, tendo uma tiragem de 2.500 exemplares (1ª edição). O grafismo é responsabilidade do Sr. José Manuel Cabrita e a fotografia do Fotógrafo Sr. Rui Salta.

O livro "Marinha Portuguesa - nove séculos de história" poderá ser adquirido na loja do Museu de Marinha, em Belém, tel 213660221, e-mails Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , pelo preço de 60€, podendo ser enviado pelo correio, à cobrança. Desconhece-se se haverá, ou não, a intenção de o colocar à venda no circuito comercial das livrarias.

Ao nosso amigo e camarada Rodrigues Pereira, também um estimado colaborador da Revista de Marinha, enviamos um forte abraço de sinceros parabéns pela elaboração de mais um seu trabalho, da mais elevada qualidade e oportunidade.


Alexandre Fonseca
Sobre o autor:

VAlmirante

Director da Revista de Marinha

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne Princess-Danae MSC Armoria MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Melody MSC Fantasia Athena MSC Opera