1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 29 Abr

A Batalha Naval do Cabo de S. Vicente

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


 1833

A Marinha Portuguesa nas Guerras Liberais

2136_02Este  interessante livro, acabado de imprimir em Setembro de 2011, é a 32ª obra publicada na colecção “Batalhas de Portugal”, da Editora “Tribuna da História”. O seu autor, o Cte. Rodrigues Pereira, publicou já, na mesma colecção, o livro “Campanhas Navais”, vol I (1793-1807) e vol II (1807-1823); esta obra poderá mesmo ser considerada como uma continuação daquela.

            Como foi possível aos liberais manterem-se na Ilha Terceira, nos Açores, em 1828 e parte de 1829, sem terem sido atacados e eliminados ? O que se passou em 1831 com o forçamento da barra do Tejo pelo Almirante Roussin ? Como foi possível aos liberais desembarcar em 1832, no Pampelido, perto de  Mindelo, sem oposição? E reabastecer, sem grandes dificuldades, a cidade do Porto,  cercada pelos miguelistas ? Quais as razões que motivaram o desembarque no Algarve, em Cacela ? E, por fim, como foi possivel à esquadra liberal, com apenas 3 fragatas e 2 corvetas, montando 186 peças de artilharia, destroçar e capturar a maioria das unidades da esquadra miguelista, composta por 2 naus, 2 fragatas e 5 corvetas, montando 372 peças ? Estas e outras questões são cabalmente respondidas e explicadas pelo autor, ao longo de cerca de 130 páginas, ilustradas com oportunidade, num livro muito informativo e factual, de significativa importância para quem se interesse pelo nosso atribulado século XIX.

            O texto está organizado em treze capítulos, a que se seguem notas, uma cronologia, um sempre útil glossário de termos náuticos, uma bibliografia e um índice remissivo.

            O autor, José António Rodrigues Pereira, nosso camarada e amigo, colaborador da Revista de Marinha, é presentemente Capitão de mar e guerra reformado. Foi admitido na Escola Naval em Setembro de 1966, prestou serviço em diversas unidades navais e comandou os NRP’s ZAIRE e POLAR. Foi Professor de História Naval na Escola Naval (1982-1990), Capitão do Porto de Aveiro (1995-1998), Secretário da Comissão Cultural de Marinha ( 2000-2005) e Director do Museu de Marinha (2006-2010). Leccionou na Escola Portuguesa de Pesca e foi formador no FORPESCAS e na área da navegação de recreio. É Professor na Universidade Autónoma de Lisboa, conferencista convidado da Escola Naval e do Instituto de Estudos Superiores Militares e publicou mais de uma centena de artigos em jornais e revistas, em Portugal e no estrangeiro. É membro efectivo da Academia da Marinha, da Comissão de Estudos Co2136_01rte Real (SGL), da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Confraria Marítima de Portugal. É membro da Academia Portuguesa de História, do Conselho Consultivo da Comissão Portuguesa de História Militar, e publicou já mais de uma dezena de livros, tendo mais quatro em fase de elaboração.

            Em síntese,trata-se de um livro bem escrito, acessível ao não-iniciado, explicativo, que se lê com muita facilidade e agrado, numa edição cuidada e atraente, de capas duras,  ilustrada, e com excelente qualidade gráfica.

            Ao autor, Cte. Rodrigues Pereira, e ao editor, Dr. Pedro Avillez, a Revista de Marinha endereça os seus sinceros parabéns pela publicação de mais uma obra de elevada qualidade.

            Este livro encontra-se à venda no circuito comercial das livrarias, com o preço de capa de 27,5€. Poderá também, ser solicitado ao editor, “Tribuna da História”, tel 211 910 543, fax 214 678 719, e-mail  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Rua Vasco da Gama, nº 60C  2775-297 Parede.


Alexandre Fonseca
Sobre o autor:

VAlmirante

Director da Revista de Marinha

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne Princess-Danae MSC Armoria MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Melody MSC Opera MSC Fantasia Athena