1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 25 Mar

N.E. SAGRES condecorado por Cabo Verde

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3666O Navio-Escola SAGRES tornou-se na primeira unidade da Marinha Portuguesa a ser condecorada por um país estrangeiro, ao receber no porto da cidade da Praia, Cabo Verde, a “Estrela de Honra” da República de Cabo Verde.

            Numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e pelo Secretário de Estado da Defesa de Portugal, Marcos Perestrello, o navio português mais condecorado acrescentou uma nova marca à sua história ao tornar-se no primeiro navio da Marinha Portuguesa a receber uma distinção de um país estrangeiro.

            O N.R.P. SAGRES foi distinguido pela sua história como símbolo nacional de Portugal e dos feitos da sua Marinha, por ser ... uma verdadeira embaixada deambulante da paz, da fraternidade e da tolerância... , bem como pelo seu papel na defesa da língua, história e cultura portuguesa e lusófona, segundo o decreto da condecoração, lido durante a cerimónia. A condecoração visa ainda distinguir a ... nobre e fundamental missão de facultar o treino e o contacto com a vida do mar às sucessivas gerações da Marinha Portuguesa.

            A medalha da “Estrela de Honra” das Forças Armadas de Cabo Verde, na classe ouro, foi imposta pelo Ministro de Cabo Verde no estandarte do navio, num ato que decorreu a bordo, em que participaram várias entidades políticas e militares dos dois países. Marcaram presença na cerimónia os presidentes dos Comités Olímpicos de Portugal e de Cabo Verde e a antiga atleta e atual embaixadora olímpica portuguesa Rosa Mota.

            Para o ministro da Defesa de Cabo Verde, a condecoração justifica-se, desde logo, pela amizade que une os dois países. O navio SAGRES, quando foi adquirido pela Marinha Portuguesa à Marinha Brasileira, o primeiro porto em que aportou foi São Vicente, na altura território português. É simbólico e estamos a condecorar um navio que representa muito para nós ... disse Luís Filipe Tavares. O ministro assinalou o facto de, a bordo do navio, estarem também oficiais cabo-verdianos, sublinhando que a condecoração simboliza o ... reconhecimento das excelentes relações que existem entre Cabo Verde e Portugal. Estamos em Portugal, mas sentimo-nos em casa a bordo deste navio. O navio é português, está em Cabo Verde e é um navio também cabo-verdiano... acrescentou.

            Por seu lado, o Comandante da SAGRES, CFrag. António Gonçalves, considerou a condecoração ... um momento alto na construção da lenda em que se transformou o navio.

            O N.R.P. SAGRES escalou em Cabo Verde a caminho do Brasil, onde será a “Casa de Portugal” no decurso dos Jogos Olímpicos Rio2016.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Fantasia MSC Armoria MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Opera Athena Princess-Danae Princess-Daphne