1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sexta 20 Out

Armées d’aujourd’hui

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3918É a revista oficial do Ministério da Defesa, de periodicidade mensal, de grande qualidade e excelente apresentação, como todas as publicações das Forças Armadas Francesas.

            O exemplar que comentamos, relativo a Abril de 2017, abre com um editorial assinado por Valérie Lecasble, Diretora da Delegação de Informação e de Comunicação da Defesa, que aborda a questão da “cyberdefesa”, que considera tratar-se de um quinto campo de batalha, cuja importância no futuro será crescente.

            Seguem-se numerosas notícias ilustradas, uma entrevista com o Ministro da Defesa, Jean Yves Le Drian, em funções desde 2012, e diversos artigos cobrindo temas dos três ramos das Forças Armadas; contudo, referir-nos-emos apenas aos textos relacionados com a Marinha.

            La Defense armée pour le cybercombat, constitue um dossier muito interessante que assinala a importância que as Forças Armadas Francesas dão a esta nova disciplina da guerra. Foi, aliás, criado recentemente um Commandement de la Cyberdefense, de que foi nomeado responsavel o V/Alm Coustilliére.

            O SIGEM – Seminaire Interarmées des Grandes Écoles Militaires decorreu entre 6 e 10 de Março e nele participaram 547 cadetes, dos quais 79 estrangeiros, incluindo muitos alunos da Escola Naval. Os participantes assistiram a mesas redondas e conferências e efetuaram visitas, designadamente à Assembleia Nacional e ao Senado.

            A vigilância marítima é objeto de um interessante artigo, que refere que integra 59 faróis, dotados de vigilantes semafóricos, radares costeiros, aviões de reconhecimento marítimo e unidades navais, sob a coordenação de um comando operacional.

            A utilização do PAP – poisson autopropulsé em guerra de minas, a bordo do caça-minas L’AIGLE, quer na localização, quer na inativação de contactos suspeitos, é alvo de uma curiosa reportagem.

            De referir ainda a recensão do livro “L’Amiral d’Argenlieu, le moine-soldat du Gaullisme”, a biografia de um 1º Ten. que deixa a Marinha em 1918 para integrar a Ordem dos Carmelitas; mobilizado em 1939, junta-se aos Franceses Livres de De Gaulle e é sucessivamente promovido até Almirante. Em Agosto de 1945 foi designado Alto Comissário na Indochina, funções que exerce até Março de 1947.

            Em síntese, uma revista que aborda temas relativos às Forças Armadas Francesas, apresentando textos apelativos e oportunos, que se recomenda a quem se interesse por assuntos de Defesa.

            Esta revista pode ser objeto de assinatura, com um custo anual de 35€. Os contactos da redação são (0033) 01 49 605 244, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Armoria Princess-Daphne Athena MSC Opera MSC Melody Princess-Danae MSC Fantasia