1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sexta 20 Out

Revista Marítima Brasileira

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3919É uma publicação oficial da Marinha do Brasil, editada pela Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha. De formato de bolso e periodicidade trimestral, adotou o acordo ortográfico de 1990, segundo o vocabulário da lingua portuguesa editado pela Academia Brasileira de Letras. Fundada em 1851 pelo então 1º Ten Sabino Éloi Pessoa, é a segunda revista de assuntos navais mais antiga do mundo, precedida apenas pela “Morskoii Sbornik”, uma revista russa de 1848.

            O número que agora comentamos, referido a Jan / Mar de 2017, faz capa com o porta-aviões SÃO PAULO, recentemente abatido ao efetivo, o ex-FOCH francês, que serviu na Marinha do Brasil desde o ano 2.000. Nas suas mais de 300 páginas a revista inclui 19 artigos de autor e as secções “cartas dos leitores”, “necrológio”, “o lado pitoresco da vida naval”, “aconteceu há cem anos” e “revista das revistas” e ainda um conjunto de notícias da Marinha do Brasil e assuntos de atualidade da comunidade marítima.

            Entre os artigos apresentados assinala-se “Pirataria Marítima alavanca a arquitetura de segurança marítima na África Ocidental e Central”, de grande oportunidade, assinado pelo nosso estimado colaborador e assinante, C.m.g. Henrique Portela Guedes.

            Na secção “revista das revistas”, curiosamente, inclui uma recensão do artigo “O novo canal do Panamá”, assinado por Jorge d’Almeida e publicado na nossa edição RM 994, relativa a Novembro/Dezembro de 2016; daqui enviamos sinceros parabens ao autor e amigo. Na secção de notícias, assinala-se a designação de um Oficial da Marinha do Brasil para assessor do Ministro da Defesa de Timor-Leste, com o propósito de auxiliar na implantação da Autoridade Marítima naquele país de lingua oficial portuguesa.

            Em síntese, uma publicação de muita qualidade e interesse, com textos diversificados, das Operações à Logística, da História às Tecnologias, que recomendamos a quem se interesse por temas navais.

            A RMB pode ser objeto de assinatura, com um custo anual de 40 US dólares. Aos interessados aqui ficam os contactos da redação, tel (0055) 21 21 045 493 e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Rua D. Manuel, nº 15, Praça XV de Novembro, Centro, 20010 – 090 Rio de Janeiro RJ Brasil.

 


 

Navios de Cruzeiro

Athena Princess-Daphne MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Lirica MSC Opera MSC Melody MSC Fantasia MSC Armoria