1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 24 Ago

Assembleia da República evocou a Pesca do Bacalhau

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


             3922Por iniciativa da Comissão de Agricultura e Mar, a Assembleia da República realizou no passado dia 6 de Junho uma sessão evocativa da pesca bacalhoeira, que incluiu dois testemunhos de “homens do mar” que trabalharam nos mares da Terra Nova e intervenções políticas sobre a história e a importância económica do bacalhau.

            A sessão evocativa teve lugar na Sala do Senado e contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que disse ser aquele o momento dos representantes do povo retribuírem, reconhecerem e conhecerem o esforço dos homens da pesca do bacalhau, hoje apenas uma memória, que se vai esquecendo.

            A sessão incluiu três painéis, a saber o primeiro intitulado "As memórias das campanhas e da faina", donde se destacaram as intervenções do Prof. Doutor Alvaro Garrido, do Capitão Valdemar Aveiro e do pescador Lino Robalo Chicharro, o segundo painel sobre "A importância económica do bacalhau", com intervenções do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinario, do Presidente da Associação dos Industriais do Bacalhau, Ricardo Alves e do Embaixador da Noruega, Anders Erdal, por fim o painel com 3922 01intervenções políticas pelos representantes dos vários grupos parlamentares e o encerramento a cargo do Deputado Joaquim Barreto (PS), presidente da Comissão de Agricultura e Mar.

            Neste âmbito, foi também inaugurada uma exposição fotográfica sobre a pesca do bacalhau, organizada pelo Museu Marítimo de Ílhavo e comissariada pelo historiador Prof. Doutor Álvaro Garrido, que pode ser vista nos corredores envolventes do hemiciclo até 30 de junho (dias úteis - 10h 30-12h30 | 15h00-17h30).

  Por JRG

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Sinfonia Athena MSC Armoria MSC Melody Princess-Danae MSC Lirica MSC Opera