1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 27 Jul

Navio-Escola SAGRES visita Santos

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


 3946 00 3946 01 

Pela sétima vez o veleiro N.R.P. SAGRES, visitou a Cidade de Santos, fundada pelo fidalgo português Braz Cubas (1546), no período de 15 a 19 de junho de 2017.

            O navio tem como Comandante o CFrag Antônio Manuel Gonçalves, que na chegada disse ... temos laços históricos com o Brasil e um interesse comum com a segurança marítima. Na oportunidade foi recebido com muito carinho por parte dos santistas e da comunidade portuguesa do Estado de São Paulo e das autoridades civis e militares. Dentre os militares, assinala-se o Capitão dos Portos, Cte. Alberto José Pinheiro de Carvalho.

            Atracado no cais da Marinha, recebeu muitos visitantes, todos interessados nos detalhes da vida de bordo e nas rotinas dos treinamentos dos marinheiros portugueses.

 3946 02
3946 03 

            A escala desta unidade naval no porto de Santos, Estado de S. Paulo, integrou as celebrações do Dia da Defesa Nacional de Portugal.

            Uma das várias curiosidades que chamou a atenção dos visitantes foi a de que alguns barris de vinho estavam expostos no convés. Mas segundo um oficial de bordo, eles vão e voltam intactos para que desembarquem com mais valor devido a sofrerem na viagem diferentes temperaturas, humidades e  pressões atmosféricas, que mudam o sabor e aroma devido aos balanços do navio. Tornam-se em ... vinho de torna viagem.

            Um outro fato interessante foi o emocionante reencontro, 58 anos depois, do prático Fabio Mello Fontes, de 78 anos, que como piloto de barra orientou o N.E. SAGRES na chegada. Ele contou que quando aspirante a oficial da Marinha Mercante do Brasil, fez viagem de instrução no então GUANABARA, navio que formou seu caráter marinheiro. Terá sido na sua última viagem sob bandeira brasileira.

 3946 04  3946 05

            Depois de muito sucesso, o veleiro, em clima festivo, e com as velas enfunadas deixou Santos na manhã de um domingo de muito sol, escoltado por remadores em caiaques, rumando para Salvador da Bahia, onde chegou no dia 26 e lá recebeu 80 cadetes da Escola Naval, que fizeram a travessia do Atlântico rumo a Lisboa.

            Até breve Sagres!

Texto de Laire Giraud

Fotos de Roberto Smera

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne Athena MSC Armoria MSC Lirica MSC Melody MSC Fantasia MSC Opera MSC Sinfonia Princess-Danae