1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 19 Out

Naufrágios no “Mar de Viana”

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


    3972 Em Portugal ligamos a ocorrência de naufrágios à época dos Descobrimentos e à nossa História Trágico - Marítima. Mas a ocorrência de naufrágios é intemporal, pois pode sempre acontecer, por acidente, erro humano ou combate. Independentemente da época, um naufrágio envolve sempre a perda de bens e/ou de vidas humanas, mas ao contrário das tragédias que acontecem em terra, leva, normalmente, ao desaparecimento quase completo dos seus vestígios. Muitas vezes, apenas perduram na memória do Homem...

Não é de estranhar que em Portugal a maioria dos naufrágios ocorra na orla costeira e, em particular, junto das entradas de portos. Estas são, por variadas razões, zonas perigosas, com uma maior movimentação de navios e embarcações.

O livro “Naufrágios no Mar de Viana” trata das ocorrências que tiveram lugar na zona costeira da cidade de Viana do Castelo. Contudo, aborda apenas os naufrágios ocorridos desde meados do século XIX. Ao longo de mais de 350 páginas, o autor, Manuel de Oliveira Martins, personalidade com uma extensa ligação ao mar, recorrendo principalmente a fontes locais, apresenta ao leitor mais de 240 naufrágios, o último ocorrido no ano 2.000. Esse elencar de naufrágios é feito de forma harmoniosa, mas nem sempre igual, pois depende das memórias que estes deixaram. Sempre que possível, o autor ilustra os acontecimentos com imagens.

Contudo, esta obra, com uma excelente apresentação, vai para além da mera enumeração de naufrágios, pois no seu I capítulo enquadra o leitor com uma série de acontecimentos relacionados com essas tragédias como, por exemplo, a inexistência de faróis ao longo da costa. No capítulo IV é-nos apresentado o serviço de Socorros a Náufragos local, desde a sua criação quase até à atualidade e do papel que desempenhou nesses momentos.

Todavia, porque o grande protagonista de um naufrágio não é o navio, mas sim, o Homem, os dois últimos capítulos abordam a temática humana. O capítulo V apresenta o impacto social e económico dos naufrágios e o VI, traz-nos o depoimento de sobreviventes.

A Revista de Marinha dá os parabéns ao autor do livro, não só por tudo aquilo que já foi mencionado mas também porque houve o cuidado de referenciar as fontes dos naufrágios, o que raramente acontece. A inclusão de um glossário é muito útil para todos aqueles que não estão familiarizados com os termos náuticos empregues.

Este livro integra a colecção do Centro de Estudos Regionais e pode ser directamente solicitado à editora através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . O preço de capa é de €20, IVA incluído.

                    Por  A.S.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Melody MSC Opera MSC Lirica Athena Princess-Daphne MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Fantasia