1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 21 Set

Regata Discoveries Race 2017

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3991A Cofradía Europea de la Vela, constituída na cidade espanhola de Sanxenxo em 15 de Fevereiro de 2001, concebeu a Regata Discoveries Race entre Lisboa / Cascais e Las Palmas de Gran Canaria, numa distancia de 737 milhas náuticas, realizada entre 27 de agosto e 3 de setembro de 2017 (data estimada).

            A largada decorreu no dia 27 de Agosto, às 11h30, no rio Tejo, junto do Padrão dos Descobrimentos. Participaram nesta 1ª edição da regata seis embarcações, o POLAR e o ZARCO, da Escola Naval, o NAUTILUS, da Armada de Espanha, o PROTEINA 65, da Corunha, o KUNGA, de Pontevedra e o S. GABRIEL, de Lisboa.

            Em disputa está o Troféu Fernão de Magalhães, a atribuir à embarcação mais rapida, instituido pela família do ínsigne navegador para premiar, em cada ano, o vencedor de um feito de excelencia marítima, nacional ou internacional. O troféu consta de uma salva circular com 45 cm de diametro, em prata, com motivos em ouro. No centro contém o brazão de armas usado por Fernão de Magalhães. O seu desenho inspira-se num modelo da ourivesaria portuguesa do século XVI. Ao primeiro classificado da classe ORC será atribuido o Troféu Ayuntamento de Las Palmas de Gran Canária e da classe open o Troféu Cabildo Insular de Gran Canaria. Há ainda outros troféus para os segundos e terceiros classificados em cada classe.

            A Discoveries Race é um evento desportivo náutico a ser realizado a cada dois anos e é uma homenagem aos países europeus descobridores e aos territórios descobertos, que visa não só promover o desporto e o intercâmbio cultural e económico, mas descobrir, desenvolver e fomentar a compreensão e a amizade entre as nações unidas por uma paixão comum: o Mar.

            As entidades com responsabilidade na organização desportiva da regata são três clubes náuticos, a saber, o Clube Naval de Cascais e a Associação Naval de Lisboa e o Real Club Náutico de Gran Canaria.

            A Revista de Marinha felicita a Cofradia Europea de la Vela na pessoa do seu Grão Maestro, Engº Francisco Quiroga, por esta feliz iniciativa, formulando votos para que ganhe progressivamente mais participantes e uma maior projeção.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Fantasia MSC Opera MSC Melody MSC Sinfonia MSC Armoria Athena Princess-Daphne MSC Lirica Princess-Danae