1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta 19 Out

Afonso de Albuquerque

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4015Foi recentemente apresentado na Academia de Marinha um livro da autoria do T/Cor. pilav João José Brandão Ferreira com o titulo “Afonso de Albuquerque” e o prometedor subtítulo “O Chefe Militar, o Diplomata e o Estadista”

            Com um interessante prefácio assinado pelo Almirante Nuno Vieira Matias, em cerca de 76 páginas, o autor traz-nos os traços biográficos de um grande português também conhecido por “César do Oriente”, “Leão dos Mares”, “O Marte Português” ou apenas por “O Terríbel”.

            Como nos refere o autor, Albuquerque era uma verdadeira força da natureza. Um homem de pensamento e ação, de vincada personalidade e forte carácter, incorruptível e de uma lealdade sem mácula. Autocrata mas não autoritário, era um homem de honra, constituindo as suas longas barbas um verdadeiro símbolo da honradez. Era despegado dos bens materiais e muito religioso; cavaleiro de Santiago, nele não desaparecera o ideal da Cruzada. Valoroso e bravo guerreiro, extraordinário chefe militar, detinha muitos outros saberes e capacidades; era uma personalidade multifacetada.

            Do prefácio do Almirante Vieira Matias retiramos uma síntese que nos parece particularmente feliz … Albuquerque constituiu um extraordinário exemplo de chefe pelo saber que adquiriu, pela coragem inultrapassável que construiu, pela inteligência que usou em todas as suas decisões, pela visão capaz de distinguir horizontes tão vastos quanto os mares que navegara e pela forma como imbuía nos seus subordinados o espírito da missão a desempenhar. Edificou um exemplo fascinante de chefe genial para todos os elementos das linhas hierárquicas com que teve de lidar, mas que o tempo não apagou. De facto, ainda hoje considero muito valioso continuar a estudar a vida de Albuquerque para dela retirar lições sobre a arte de chefiar e sobre a grandeza de alma dos nossos antepassados, que fizeram de Portugal a primeira potência mundial.

            Em síntese, um livro de muito interesse, que evidencia a importância de uma liderança esclarecida, que constitui, em qualquer organização, um verdadeiro “multiplicador de força”.

            Ao autor, ao prefaciador e ao editor desta notável obra a Revista de Marinha endereça calorosas felicitações.

            O livro em apreço está à venda no circuito comercial das livrarias, com um preço de capa de 15€. O editor, Sr. Assírio Bacelar da Firma Nova Veja, Lda, tem o tel 21 778 1028, e-mail   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal apartado nº 4352, 1503-003 Lisboa.

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Sinfonia MSC Opera MSC Melody Princess-Danae Athena MSC Fantasia MSC Lirica MSC Armoria